semimg

Invencionices de médiuns

Parece que os lidadores com o Espiritismo se esquecem que a pauta para a vivência da doutrina são as obras de Kardec, onde se depreende que o ali não contido, tendo as ciências como referências, é válido, o contrário não. Razão pela qual não se pode, por exemplo, creditar que as reuniões devam ser conduzidas iguaizinhas ao que João, Pedro…

Continue lendo
semimg

Movimentos pela paz

Em geral, quando vemos aqui e ali movimentos pela paz, evidenciamos que segmentos religiosos estão em uma espécie de marketing doutrinário, sectarista, como se houvesse a “obrigação” de deixar claro para a sociedade que estão fazendo suas reflexões, e aí vemos indistintamente todas neste processo. Válido, mas de repercussão restrita, ainda que possam carrear milhares de pessoas. De outra parte,…

Continue lendo
semimg

Ludíbrios com a Bíblia

A conveniência religiosa continua segregando informações, de um modo geral, aos seus seguidores, apostando na ignorância dos que não buscam conferir as informações recebidas. Vemos segmentos religiosos bradarem: a palavra de Deus; cumprimos a palavra de Deus; seguimos a Bíblia. Mas a verdade o que se vê são pessoas tomando como palavra de Deus apenas o que lhes é oferecido.…

Continue lendo
semimg

Novas concepções

Jackson Brown afirma com grande propriedade que: “A maior de todas as ignorâncias é rejeitar uma coisa sobre a qual você nada sabe”. Verdade profunda. Recentemente, uma senhora me cumprimentou em um corredor do Tribunal onde trabalho, sendo muito gentil, com palavras de estímulos e se dizendo minha admiradora. Trocamos cerca de cinco minutos de prosa – como diria minha…

Continue lendo
semimg

O espírita e a omissão

Existem algumas práticas nocivas ao processo de se sociabilizar a doutrina espírita, em um patamar, onde a construção de um homem melhor não nasça de uma atitude contemplativa. Torna-se indispensável o posicionamento cidadão do espírita, reivindicando, contestando, agindo em benefício de um mundo melhor, mais justo e equânime. Não se pode, em forma de uma atitude pseudo-superior, estar à parte…

Continue lendo
semimg

Reavaliação de Conceitos

Estamos vivendo um momento de reavaliação de conceitos e posições. A tão decantada globalização está aí, impondo-nos modernização de acesso a informações, fazendo com que a notícia se torne conhecida no seu exato acontecido. As pessoas estão mais bem informadas e com o seu valor de crítica assumido, de forma tal que, sem sombra de dúvidas, mais do que nunca…

Continue lendo
semimg

Mitos mistificados

Lá atrás, por volta do ano 2000, um orador espírita em informal conversa, onde eu estava, disse que achava que Chico Xavier deveria não mais aparecer em público, pois as pessoas poderiam questionar acerca da proteção espiritual dele. Ficou ali clara a ideia de que os médiuns precisam passar a imagem de infalibilidade, de proteção fora da realidade, ou seja,…

Continue lendo
semimg

Eles acreditam?

De há muito, eu tenho evitado ler alguns artigos, mensagens de determinados religiosos, pois elas são tão eivadas de falsa santidade, que realmente eu me pergunto como são capazes de escrever, reproduzir dissimulações com tamanha desfaçatez que extrapolam os limites da sanidade mental. Geralmente, são pregações sobre sentimentos, emoções que nos fazem sentir no começo da evolução humana, em face…

Continue lendo
semimg

Bicho gente, seu valor

Pessoa alguma vai colocar em dúvida, sob o crivo do bom senso, que a vida precisa ser preservada, protegida nas suas mais variadas manifestações, inclusive a humana. Estamos, no entanto, vendo que a vida humana está cada vez menos valorizada, na bolsa da proteção e do respeito, por uma crescente maioria de congêneres. Não falo do aumento da violência, tampouco…

Continue lendo
semimg

Fé e ciências

uita gente pensa não se poder vivenciar uma fé raciocinada, com base no bom senso, na ética de pregação da sua verdade, pois valores da razão não se associam aos da fé. Essa é a razão pela qual ainda vemos muitos pregadores religiosos divulgando conceitos esdrúxulos, apoiando-se em princípios que eles próprios não acreditam, mas pensam que vão conduzir pessoas…

Continue lendo