semimg

O Cérebro espiritual

Na primavera de 2005 a Sociedade de Neurociência norte americana anunciou que o Dalai Lama iria se apresentar como atração de abertura do encontro anual de neurocientistas que iria acontecer em Washington DC. Sua santidade o Dalai Lama, iria proferir uma palestra sobre “meditação budista” para uma plateia de especialistas, médicos e cientistas que se debruçariam sobre os mistérios da…

Continue lendo
semimg

Como se lascar sozinho

Escritor, professor de filosofia do IFRN www.pablocapistrano.com.br twitter.com/@PabloCapistrano Se eu fosse escrever um livro de autoajuda para esses tempos de individualismo tecnocapitalista o título seria mesmo esse: “como se lascar sozinho”. Estar sozinho é diferente de estar isolado. Podemos estar cercados de pessoas, mas ainda sim estarmos completamente sozinhos. O grande paradoxo desses tempos virtuais é que estamos todos conectados,…

Continue lendo
semimg

A hora e a vez da BR parar

Escritor, professor de filosofia do IFRN www.pablocapistrano.com.br twitter.com/@PabloCapistrano   Depois de duas horas me arrastando no tráfego em função do protesto dos estudantes que haviam parado a BR 101em Natal/RN comecei a entender melhor o que Walter Benjamim queria dizer quando afirmava que as revoluções são os freios de contenção da história. Nosso progresso rasgou o cenário urbano das cidades…

Continue lendo
semimg

Todos os jornais do mundo

Escritor, professor de filosofia do IFRN www.pablocapistrano.com.br twitter.com/@pablocapistrano O jornal impresso ainda hoje é um dos meus objetos de reverência. Sei que sua morte já foi decretada pelos arautos integrados da tecnologia e é bem provável que eles tenham razão e o jornal impresso vá mesmo morrer, como um dia o códex de capa de madeira revestido de couro de…

Continue lendo
semimg

Por que os ônibus queimam?

Pablo Capistrano Escritor, professor de filosofia do IFRN www.pablocapistrano.com.br twitter.com/@pablocapistrano No dia 20 de Setembro de 1989 o grêmio da ETFRN recebeu uma convocação para participar de uma grande passeata de estudantes que estava sendo puxada pela UMES. Tratava-se de um protesto contra o aumento das passagens de ônibus. Em pouco tempo os membros da direção passaram nas salas chamando…

Continue lendo
semimg

A História de Nossos Fracassos

Talvez seja o paroquialismo infinito das demandas eleitorais, amigo velho, que contamina hoje, de modo tão desconcertante, a disputa ideológica no Brasil. Assistir no camarote das redes sociais as disputas retóricas da esquerda e da direita em função do caso Yoani Sánchez é exemplar de como o combate ideológico no Brasil é contaminado pela geopolítica. Enquanto a direita espinafra Julian…

Continue lendo
semimg

Outras primaveras

Quando anunciou sua renuncia, Bento XVI, alertou para urgência de se “colocar em prática o verdadeiro Concilio Vaticano II”. Essa assertiva pode ser interpretada como uma resposta estratégica a demanda do cardeal Carlo Maria Martini que, antes de sua morte em Agosto do ano passado, clamava a necessidade de se convocar um Concilio Vaticano III, para ajustar às demandas de…

Continue lendo
Crise-dos-refugiados-na-Europa

Condomínios Sitiados

Quando o império romano do ocidente caiu, por volta do século IV da era cristã, levas e levas de tribos germânicas migravam para o sul. Nos livros de história aqui no Brasil, influenciados provavelmente por autores franceses, nos acostumamos a estudar esse período como o das “invasões germânicas”. Nos livros didáticos alemães, o período é identificado com outra expressão: Völkerwanderung…

Continue lendo
semimg

Nomes de Deus

Não sei qual foi a primeira palavra que eu aprendi, mas acho que foi meu próprio nome. Se essa não foi a primeira palavra pelo menos se tornou, com o passar do tempo, a palavra mais importante e a mais perturbadora. Nos anos setenta era difícil encontrar um outro “pablo”. O primeiro xará que eu conheci foi aos quinze anos,…

Continue lendo