Post terapêutico é bem diferente de terapia

espaço-0013

Eu agradeço e respeito muito os leitores e admiradores do meu trabalho quando dizem: “você é meu terapeuta virtual”, “faço terapia com seus posts no facebook”, “suas postagens fizeram uma terapia em minha vida”, entre outras manifestações carinhosas a respeito do que escrevo nas redes sociais.

Todavia, eu nunca escrevi um post com proposta de servir de terapia. Como profissional consciente senti-me na obrigação de trazer a público um esclarecimento sobre esse assunto.

Os posts, na verdade, são de autoconhecimento e podem ou não ter algum alcance terapêutico, isto é, orientar você sobre como resolver algo em sua vida emocional. É como colocar uma peça em seu quebra-cabeça psíquico e mental.

Terapia é bem diferente. Vai muito além de autoconhecimento. A terapia, além de oferecer peças ao quebra-cabeça, é uma ferramenta que vai te permitir ver que peças faltam e qual imagem está se formando no conjunto geral dessa “montagem interior”. Terapia mostra as peças que faltam e, mais ainda, o que fazer e como interligar as que você já encontrou (encaixou).

Colecionar peças de um quebra-cabeça lendo meus posts e inseri-las no lugar certo não significa, necessariamente, que você está fazendo uma construção terapêutica.

Muita gente está rica de autoconhecimento, mas não sabe o que fazer com isso para ter uma vida melhor. É ai que entra a terapia, abrindo os horizontes do COMO FAZER.

Os posts podem ser muito bons porque confortam, ajudam a refletir e aumentam a cultura emocional, mas não são a mesma coisa de uma terapia e nem tem o mesmo alcance.

Aliás, é necessário destacar que pessoas atraídas para o autoconhecimento como vocês que gostam do que eu escrevo, muito provavelmente, são candidatos potenciais a uma terapia em consultório. Sabe por quê? É simples! Se você acumula autoconhecimento, vai sentir necessidade de respostas muito particulares e pessoais, e isso você pode encontrar na psicoterapia que vai lhe orientar o caminho libertador, para suas buscas e angústias existenciais.

Eu recebo com carinho as manifestações de todos vocês, mas senti-me nessa obrigação de deixar claro: definitivamente posts de autoconhecimento não é terapia. Beijos a todos.

Categorias

Posts Relacionados

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *